Siloc permitirá encontrar endereço exato, facilitando o contato feito por crianças, idosos e de pessoas que tenham dificuldade em informar localização
O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (26), a adoção de uma nova ferramenta capaz de identificar, de forma precisa e automática, o ponto de partida das chamadas de emergência feitas por celular para o 190 da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o 197 da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). De acordo com o governo, o Sistema de Localização (Siloc) facilitará o atendimento de ocorrências envolvendo crianças, idosos ou pessoas que tenham dificuldade em informar o endereço onde estão. A tecnologia também poderá ser usada para encontrar pessoas perdidas em trilhas e coibir eventuais trotes.
Segundo o governo, entre janeiro e agosto deste ano, a PCMG recebeu 117.288 chamadas de emergência pelo 197. Já a PMMG contabilizou 2,3 milhões de ligações ao 190 no mesmo período. O Corpo de Bombeiros atende, em média, 1,2 mil chamadas diárias pelo 193 apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, podendo chegar a 3 mil nos períodos de estiagem. Além disso, são registradas cerca de 70 ocorrências mensais de pessoas perdidas em áreas de mata ou trilhas no estado.
O Siloc é um sistema web que aprimora o atendimento das chamadas, exibindo em tempo real a geolocalização das ligações originadas de dispositivos móveis. A tecnologia foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), em parceria com as forças de segurança. Atualmente, já está em uso pelos atendentes do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), na Cidade Administrativa, que concentra os chamados de emergência das três corporações.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a adoção do Siloc demonstra o compromisso do governo com a transformação digital e a eficiência no atendimento. “Trata-se de um passo essencial para consolidar um modelo de segurança pública mais proativo, preventivo e centrado no cidadão, garantindo que Minas Gerais continue sendo referência nacional em inovação e eficiência no atendimento de emergências”, afirmou.
Como funciona?
O Siloc utiliza a tecnologia AML (localização móvel avançada, em inglês), um serviço gratuito e instantâneo que cruza dados de GPS, wi-fi e torres de celular para enviar a localização precisa do aparelho que aciona os serviços de emergência. O sistema é automático e funciona em dispositivos Android e iOS, sem necessidade de aplicativos adicionais.
Assim que a chamada é feita, a localização do celular é ativada e os dados são enviados à central de emergência. Os atendentes recebem as informações em tempo real, permitindo um despacho mais rápido das equipes. Entre as principais vantagens estão a precisão, que reduz o tempo de resposta em situações críticas, e a capacidade de operar mesmo em áreas com baixa cobertura, enviando os dados via SMS para garantir o socorro em locais remotos, como matas e trilhas.
Fonte: O Tempo.