Nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF) alertou sobre a circulação, na internet, de uma série de falsos e-mails cuja origem é atribuída ao órgão federal. A mensagem informa que o número do CPF do usuário está sendo usado ilegalmente em compras pela rede mundial de computadores.
Para evitar mais problemas, o internauta acaba clicando no link de acesso, e um programa que invade o computador e captura informações pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito, é automaticamente instalado no computador.
Assim, o MPF divulgou nota de esclarecimento alertando que tanto o e-mail quanto seu conteúdo são falsos. A procuradoria não utiliza mensagens eletrônicas para se comunicar com os cidadãos, tampouco para intimar ou notificar o uso fraudulento do CPF ou de outros documentos pessoais.
A orientação da Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF é que os falsos e-mails sejam apagados imediatamente, sem que sejam abertos. Caso algum falso e-mail já tenha sido aberto, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem. (AM)