MAIS UMA FEDERAL

Prefeitura de Araxá apresenta locais que podem se tornar novo campus da UFTM

Edifícios e terrenos foram mostrados à comitiva da universidade federal, que fica em Uberaba; discussão sobre a implantação da extensão se arrasta há 10 anos

O Tempo
Publicado em 10/08/2023 às 13:46
Compartilhar

Diversas possibilidades de edifícios e terrenos foram apresentados pela prefeitura (Foto/Prefeitura de Araxá/Divulgação)

Foram apresentados, na última quarta-feira (9), os espaços disponíveis que poderiam abrigar uma extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Araxá, cidade da região do Alto Paranaíba. Os edifícios e terrenos passíveis de construção do campus foram mostrados pela prefeitura a uma comitiva formada pela reitora e por especialistas da instituição federal.

Conforme a cidade, os locais indicados foram "meticulosamente selecionados", incluindo pontos estratégicos da cidade que levaram em consideração aspectos logísticos e a interação com a comunidade. No encontro, foram discutidos ainda aspectos relacionados à infraestrutura, acessibilidade, potencial de expansão e proximidade com centros de pesquisa e inovação.

A reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, enfatizou a variedade de alternativas disponíveis, e o engajamento do município na materialização do futuro campus. Por fim, a reitora salientou que a definição dos cursos que serão oferecidos na extensão da universidade dependerá diretamente da configuração do espaço selecionado.

“Saímos daqui muito animados, tanto com a recepção, disposição e abertura da Prefeitura de Araxá para construir esse diálogo com a universidade, como também pelo conjunto de espaços que nos foi apresentado. Nós temos, de fato, boas alternativas para essa implantação em Araxá. A UFTM já é uma realidade, vai, sim, sair do papel, acredito que hoje demos um passo extremamente importante para esse movimento. Desejamos dar esse retorno para o município o mais breve possível”, ressaltou Marinalva.

O prefeito Robson Magela (Cidadania) afirmou que a instauração do campus universitário impulsionará um ambiente propício à pesquisa, inovação e intercâmbio de saberes.

“Hoje demos um importante passo rumo ao futuro da Educação de Araxá. Esse é um sonho antigo de toda comunidade e estamos fazendo a nossa parte enquanto Administração Municipal, apresentando possibilidades de prédios e áreas para construção. Agora, aguardamos com expectativa a definição da reitora. Uma decisão que certamente moldará o futuro educacional da região e estabelecerá uma parceria duradoura entre a instituição de ensino superior e a comunidade local”, completou o prefeito.

Promessa antiga
A construção do campus da UFTM em Araxá é discutida, pelo menos, desde 2013. Na ocasião, o atual prefeito garantiu que a implantação do campus aconteceria já no ano seguinte, sendo que o Parque de Exposições da cidade chegou a ser cogitado como local para receber a instituição.

Nestes 10 anos, a promessa chegou a ser "cancelada", por falta de dinheiro, mas foi retomada em 2021 com novas reuniões entre a prefeitura e a reitoria da universidade. Em 2023, este já foi o terceiro encontro para discutir o assunto e, com a apresentação das possíveis localidades, os estudantes de Araxá veem essa possibilidade, finalmente, chegar cada vez mais perto de se tornar realidade.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por