GERAL

Procon alerta sobre compras natalinas

João Fábio Sommerfeld
Publicado em 29/11/2011 às 10:41Atualizado em 17/12/2022 às 07:34
Compartilhar

Toda negociação via internet deve ser registrada e o prazo de entrega tende a ser maior que a comercialização presencial

Com menos de um mês para o Natal, o Órgão de Defesa do consumidor alerta sobre as compras e, principalmente, sobre o uso do décimo terceiro salário. Para o diretor, Sebastião Severino Rosa, as pessoas devem dar preferência para quitar as dívidas construídas ao longo dos meses, com o dinheiro extra. Sobretudo, as contas firmadas com cartão de crédito e cheque especial, que apresentam taxas de juros elevados.

Segundo Sebastião, este é um momento oportuno para os consumidores refletirem sobre as compras de Natal e as contas acumuladas. Para ele, todos devem fazer um planejamento, e assim conciliar as dívidas com as compras. “Nas próximas semanas haverá o pagamento do décimo terceiro salário. Orientamos o endividado a quitar suas contas atrasadas, pois existem taxas muito elevadas e até mesmo abusivas. Por isso, as pessoas devem analisar o investimento para aproveitar o consumo neste fim de ano”, observa.

Outro ponto analisado é em relação às compras de última hora, pois sempre acontecem os tumultos. Com isso, alguns fornecedores podem prejudicar os consumidores de alguma forma, com a cobrança elevada de determinada mercadoria.

“O consumidor deve dar preferência para a pesquisa e definir o que vai comprar dentro da realidade do seu orçamento. Quanto à questão da troca, devem ficar atentos ao prazo, além de solicitar a nota fiscal”, ressalta.

Sobre as compras pela internet, os consumidores devem ficar atentos. Toda negociação deve ser registrada e o prazo de entrega tende a ser maior. Dentre os pontos a ser verificados está a procedência do site, onde deve constar o CNPJ, telefone, endereço e todas as formas possíveis para contato. No entanto, o consumidor deve dar preferência para sites confiáveis. “No Natal pode acontecer atraso nas entregas, pois as empresas trabalham com a questão dos dias úteis, e não corridos. Mas nas compras feitas pela internet o consumidor tem os mesmos direitos que numa compra presencial”, esclarece.

Décimo terceiro. Para especialistas em finanças, os trabalhadores podem investir em fundos financeiros e poupanças, evitando novos comprometimentos.

Recentemente, o economista Marco Antonio Nogueira explicou ao Jornal da Manhã sobre a existência de duas opções. “Se elas tiverem dívidas com o cartão de crédito e cheque especial, devem pensar em quitá-las”. A outra é aplicar o dinheiro em Certificado de Depósito Bancário (CDB), que tem boa taxa de juros e a garantia de resgate, caso haja a falência do banco. Além disso, o economista alertou para os compromissos de todo início de ano, como o IPTU, IPVA e, para alguns, as matrículas escolares e compra de material escolar.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por