Os radares de velocidade média instalados na BR-050, no Triângulo Mineiro, devem começar a aplicar multas em 2026. A tecnologia, já usada em países como Itália e Portugal, calcula a velocidade dos veículos pelo tempo gasto entre dois pontos de fiscalização, obrigando o motorista a respeitar o limite durante todo o trecho.
Atualmente em fase de testes, os equipamentos ainda não geram autuações, segundo a concessionária Ecovias Minas-Goiás. A expectativa é expandir o modelo para outras rodovias, como a BR-135, MG-231, LMG-754 e BR-116.
Para entrar em vigor, o sistema precisa da homologação do Inmetro e da análise da Senatran. Estudos indicam que a distância mínima entre radares deve ser de 500 metros.
Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam 6,5 milhões de multas por excesso de velocidade no país em 2024, sendo 591 mil em Minas. A maioria (5,5 milhões) foi aplicada a motoristas que dirigiam até 20% acima do limite.
Experiências internacionais reforçam a eficácia da medida: em Portugal, trechos monitorados por radares de média apresentaram queda de até 50% nas mortes no trânsito.