Nota oficial foi publicada em site após notícia falsa se espalhar pelas redes sociais
O Governo Federal publicou uma nota no site oficial para desmentir uma notícia falsa que ganhou repercussão nas redes sociais nesta semana. Alguns sites e influenciadores, por meio de postagens em redes como Instagram e X, afirmaram que adultos que moram com os pais seriam notificados pela Receita Federal a partir de 2026, mas informação não é verdadeira.
Em nota, o governo afirma que "a mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido", afirmou a publicação, que terminou com um alerta.
"Não caia em fake news, desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação", concluiu a nota.
Repercussão nas redes
Antes de ser desmentida pelo Governo Federal, a notícia enganosa (chamada fake news) afirmava que o órgão responsável pelas tributações faria fiscalização nas declarações do Imposto de Renda, a fim de identificar adultos, maiores de 24 anos, que moram com os pais. O texto falso afirmava que, com uso de IA, a Receita cruzaria dados de contratos de aluguel para verificar se, realmente, as pessoas eram dependentes dos pais.
Ainda havia o boato de que a declaração incorreta poderia levar o contribuinte a cair na malha fina e, inclusive, em casos considerados mais graves, à prisão. Diversos influenciadores, pelas redes sociais, repercutiram a notícia enganosa, e alguns deles, mais tarde, se retrataram.
A Receita Federal também usou as redes sociais para informar que o caso não era verdade e aconselhou: "Sempre verifique informações antes de compartilhar".
Fonte: O Tempo