Mais uma vez a Semana de Conciliação com a participação das varas cíveis da Comarca de Uberaba não surtiu o efeito esperado. Nas 13 audiências agendadas na 3ª Vara Cível para ontem, seis não foram realizadas devido ao não-comparecimento das partes envolvidas. E das sete promovidas, nenhuma teve acordo.
No total, já foram promovidas 18 audiências, sem acordo em qualquer uma delas. E nos dois primeiros dias, nove audiências não aconteceram pela ausência das partes. Hoje será a vez das audiências da 5ª Vara Cível e amanhã, da 2ª Vara Cível. A semana será encerrada na sexta-feira, dia 27, com as audiências da 4ª Vara Cível, promovidas sempre na Central de Conciliação. Ela fica instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Uberaba, ao lado do Fórum Melo Viana.
De acordo com o juiz da 1ª Vara Cível, Lúcio Eduardo de Brito, esta Vara não esteve presente nesta semana devido ao curto tempo para intimar as partes envolvidas nos processos. “O evento foi estranhamente anunciado e comunicado aos magistrados que seria esta semana, há cerca de 15 dias, o que tornou materialmente impossível designar e intimar partes para o comparecimento”, informa.
Lúcio Brito lembra que, embora não esteja presente nesta semana especial de conciliações, a 1ª Vara Cível faz questão de sempre abrir o espaço para acordos entre as partes envolvidas nos processos que nela estão presentes. “Incentivamos as conciliações, tanto que, entre segunda-feira (23) e sexta-feira (27), tenho agendadas na minha pauta 11 audiências de conciliação. Sempre contamos também com o espírito conciliador dos advogados, no sentido de incentivarem e esclarecerem seus clientes das vantagens de um acordo”, afirma. “Penso que o bom advogado não é aquele que ganha a demanda, mas é aquele que evita que a demanda venha para o Fórum, formulando e efetivando um acordo no seu escritório”, completa.