Prefeitura realiza mais uma edição da Semana Integrada de Meio Ambiente.
O evento começa no domingo, dia 3 de junho, e será realizado até quarta-feira, dia 6. A abertura da semana está marcada para as 13h, neste domingo, na Praça Magalhães Pinto – Praça do Quartel, quando será realizado festival de música eletrônica, com a presença de onze DJs, o “Ecolife”.
Durante o festival serão instaladas ecotendas, com soluções viáveis para sustentabilidade, atividades de recreação com profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer, Feirarte e atendimentos da Secretaria de Saúde e do Centro de Testagem Anônima (CTA), carreta do Senac e Sesc, presença da Factus, além de orientações da Zoonoses, Polícia Militar e de Meio Ambiente, entre outros. “O festival Ecolife é uma atração inédita em Uberaba. O evento, que antes era realizado em São Paulo, neste ano veio para o interior. Durante o evento teremos tendas temáticas, a ecotenda, onde iremos discutir problemas ambientais do dia-a-dia, aliando música eletrônica com preservação”, explica o assessor da Secretaria e também biólogo Marco Túlio de Freitas.
Na segunda-feira, 4, o evento tem continuidade no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal. Às 18h30, acontecerá o credenciamento e em seguida a abertura e palestra sobre “Saúde Pública e Meio Ambiente, uma reflexão sobre o saneamento no Brasil”, proferida por Paulo Henrique Lopes Alves.
O subsecretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), Rodrigo Borges de Barros, também participa do evento como mediador da mesa-redonda sobre drenagem, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e saúde pública. As discussões contarão com profissionais das secretarias responsáveis pelas diversas áreas.
Já na terça-feira, 5, na parte da manhã, o evento ocorrerá no Auditório da Fiemg, com workshop do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PBSI). À tarde, no mesmo local, das 14h às 16h, palestra PBSI e Logística Reversa. Ainda na terça, à noite, será realizado no Centro Administrativo, palestra sobre “O que mudou em 20 anos: Eco-92 à Rio+20”. E, para finalizar, palestra sobre a legislação voltada para a saúde pública e ambiental.
Ainda segundo Marco Túlio, durante o evento serão agendadas visitas de alunos de escolas municipais para uma trilha ecológica no zoológico de Uberaba.