As vendas de imóveis novos nos últimos meses deram uma estagnada. No início do ano passado, o mercado estava muito aquecido com preços altos devido ao momento em que o país vivia. Incentivos do governo federal para a aquisição de imóveis movimentaram o setor da construção civil, que há tempos vinha sofrendo pela falta de investimentos. Hoje, a realidade é outra, o que não significa que está em queda.
De acordo com a empresária do segmento, Ana Keila Cartafina, o momento está muito disciplinado e real. “Temos alguns lançamentos em condomínios fechados horizontal e vertical, mas aquela euforia que estávamos vivendo há um ano está desacelerada.”
A realidade do mês de abril do ano passado comparada à de hoje é completamente diferente. “O mercado não está tão bom quanto em 2011, pois estamos vivendo um momento mais cauteloso, mais equilibrado”, revela a empresária.
Em Uberaba, existem lançamentos tanto de apartamentos quanto de casas. Mas a procura maior, segundo Ana Keila, é por condomínio fechado. Foram vendidos vários lotes em condomínio fechado. “Empresa que lançou recentemente empreendimento de apartamentos comercializou em apenas 30 dias cerca de 60% dos imóveis”, destaca.
Para Ana Keila, hoje as pessoas têm mais facilidades de crédito. “Ao contrário do que acontecia no passado, vários instituições bancárias têm capital para oferecer em financiamentos. Além disso, o aluguel está muito próximo da prestação da casa própria, o que favorece o investimento, principalmente por estar pagando um bem que será da família”, conclui.