A Casa Branca informou nesta quarta-feira (7) que os Estados Unidos vão se retirar de 66 organizações internacionais, sendo 35 fora do sistema da ONU e 31 vinculadas às Nações Unidas. Segundo o governo americano, essas entidades atuam de forma contrária aos interesses nacionais do país.
De acordo com a Reuters, a administração afirmou que as organizações promovem “políticas climáticas radicais, governança global e programas ideológicos” que, na avaliação de Washington, entram em choque com a soberania e a força econômica dos EUA.
A decisão é resultado de uma revisão ampla sobre a participação americana em organismos internacionais. Em comunicado, a Casa Branca declarou que a medida encerra o financiamento e o envolvimento de recursos dos contribuintes em instituições consideradas alinhadas a agendas globalistas ou que tratam temas relevantes de forma ineficiente. O governo afirma que os recursos serão redirecionados para prioridades consideradas mais estratégicas.
O governo Trump já havia suspendido anteriormente o apoio financeiro a entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA), o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a Unesco.
Durante o primeiro mandato, Trump também cortou verbas da UNRWA, alegando que os palestinos deveriam retomar negociações de paz com Israel e implementar reformas, sem detalhá-las. Na mesma gestão, os EUA deixaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU, sob a justificativa de viés contra Israel. O país voltou ao órgão durante o governo de Joe Biden, com mandato entre 2022 e 2024, mas atualmente não faz parte do conselho.
Organizações não vinculadas à ONU
Entre as entidades das quais os EUA anunciaram a saída estão fóruns e organismos ligados a clima, energia, democracia, cultura, segurança e desenvolvimento sustentável, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a Agência Internacional de Energia Renovável, a União Internacional para a Conservação da Natureza e a Aliança Solar Internacional, entre outras.
Entidades ligadas à ONU
A lista inclui órgãos e programas centrais do sistema das Nações Unidas, como o Conselho Econômico e Social (ECOSOC) e suas comissões regionais, a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, a ONU Mulheres, o Fundo de População da ONU, a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento e a Universidade da ONU.
A Casa Branca não informou se há previsão de reavaliação futura da decisão ou possibilidade de retorno a algumas dessas organizações.