EM DAVOS

Trump lança oficialmente ‘Conselho de Paz’ na Suíça

Presidente norte-americano diz que a organização trabalhará em coordenação com a ONU

O Tempo
Publicado em 22/01/2026 às 09:07
Compartilhar

O presidente americano, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (22/1), no Fórum de Davos, a carta fundadora do seu Conselho de Paz, um organismo internacional que, segundo afirmou, trabalhará em coordenação com as Nações Unidas.

Após um discurso no qual fez um balanço da situação em Gaza, Irã, Ucrânia e Venezuela, entre outros pontos críticos do planeta, o mandatário republicano assinou o documento.

Líderes ou chanceleres de 19 países, entre eles o presidente argentino Javier Milei e o paraguaio Santiago Peña, participaram da cerimônia de apresentação e assinatura do Conselho de Paz em Davos.

O conselho foi inicialmente pensado como instrumento para governar a Faixa de Gaza buscando cessar-fogo na região, mas tem ganhado contornos mais amplos. O movimento tem sido recebido com preocupação por países como França, Canadá, Reino Unido e Brasil.

Trump disse nesta quinta que pretende trabalhar com a ONU, mas declarações anteriores do americano indicam que o objetivo é outro. (Com Folhapress e AFP)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por