O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) criada em 2004 e instituída pela Lei nº 11.096/2005. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil oferecendo bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior para estudantes de baixa renda que não possuem diploma de curso superior.
Como o ProUni funciona
O ProUni utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério principal de seleção. O programa abre inscrições geralmente duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e todas as etapas da inscrição são gratuitas e realizadas pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Após o término do período de inscrições, o sistema faz a classificação dos candidatos com base na nota do Enem, nas opções de curso escolhidas e no perfil socioeconômico declarado pelo estudante. O candidato pode escolher até duas opções de cursos ou instituições por inscrição.
Requisitos para participar
Para concorrer às bolsas do ProUni, o candidato deve:
Além desses requisitos, o candidato deve satisfazer uma das condições de escolaridade listadas no edital — como ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular — ou ainda ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública em exercício, caso em que não há exigência de renda para concorrer às bolsas nos cursos de licenciatura e pedagogia.
Inscrições e prazo
As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pelo portal oficial do programa, acessível via Acesso Único. É necessário ter uma conta gov.br para acessar o sistema e preencher o formulário de inscrição dentro do prazo divulgado no edital, o qual inclui datas para chamadas regulares e lista de espera.
Chamadas e lista de espera
Após a inscrição, o processo seletivo do ProUni pode contemplar:
Comprovação de informações e matrícula
Os candidatos pré-selecionados devem comprovar as informações declaradas diretamente na instituição de ensino na data estabelecida pelo edital. Documentos como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovantes de renda familiar são exigidos na etapa de comprovação.
Edição 2026
O Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa. Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700 custeiam 50% da mensalidade. Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas.
A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado: 328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.
As inscrições estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.
Cronograma ProUni 1/2026
O ProUni esclarece em sua página de perguntas frequentes que a concessão de bolsas depende da formação de turma no período letivo inicial do curso; caso não haja número mínimo de matriculados, a bolsa pode não ser confirmada.
Fonte: O Tempo.