Feriado de Tiradentes não motivou os uberabenses a pegarem a estrada ontem. No Terminal Rodoviário e Aeroporto Mário Franco, a movimentação de passageiros não registrou alteração significativa e operaram normalmente. “Até agora está bem tranquilo e não precisamos nem disponibilizar ônibus extras”, conta funcionário do guichê da empresa Gontijo. Informações do Terminal apontam que, devido à baixa demanda, nenhuma das empresas de transporte realizou viagens fora dos horários comuns.
Nas estradas, a situação não foi diferente. À exceção de um acidente envolvendo a queda de um motociclista sem gravidade, nenhuma ocorrência relevante foi identificada pela Polícia Rodoviária Estadual.
Já nas vias federais, uma tragédia provocada por imprudência tirou a vida de um adolescente de 15 anos que pegava “carona” na traseira de uma carreta, a chamada rabeira. De acordo com relatório emitido pela PRF, a não ser pelo acidente com vítima fatal, a movimentação nas estradas foi tranquila ao longo de todo o dia.
Calor. As pessoas que preferiram ficar na cidade no feriado aproveitaram para descansar no dia de folga. Nos clubes, o comparecimento de sócios e convidados ficou abaixo do esperado pelo setor, mesmo com pico de temperatura de 31ºC no início da tarde.
De acordo com Ana Beatriz dos Santos, gerente de clube localizado no bairro Frei Eugênio, a venda de ingressos para convidados aumentou em cerca de 10% na manhã de ontem, mas no restante do dia a movimentação esteve abaixo da observada nos finais de semana. “As famílias constituem a maioria dos frequentadores e como chegam bem cedo preferem almoçar em casa”, justifica.
Na contramão da tranquilidade (e como a grande maioria dos supermercados manteve as portas fechadas), centenas de pessoas lotaram os prédios do Shopping Uberaba e Mercado Municipal, que ficaram abertos das 14h às 22h e das 8h às 12h, respectivamente. Entre o público presente, o número de compradores era menor, pois a maioria das pessoas saiu de casa para passear. “Aproveitei a folga para tomar uma cervejinha”, revelou o bancário Mário Couto Lopez, na praça de alimentação do Shopping. “Ia ficar em casa, mas resolvi vir, de última hora. Feriado no fim de semana é melhor”, completa.