As vendas do varejo brasileiro caíram 1,6% em novembro, em comparação a outubro. Nem a Black Friday, na semana final do mês, foi capaz de elevar o número, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), idealizado pela fintech brasileira. Também houve queda de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em nota à imprensa, o economista e pesquisador da Stone Rômullo Carvalho pondera que, ainda que a taxa de desemprego do país seja a mais baixa já registrada, outros fatores freiam o consumo das famílias, como os altos índices de endividamento e o custo elevado do crédito.
Em outubro, o Brasil tinha 80,4 milhões de inadimplentes, segundo pesquisa do Serasa, que também apurou que o valor médio de dívidas por pessoa é de R$ 6.330,16. Ao mesmo tempo, a taxa básica de juros do país, a Selic, é mantida em um patamar considerado elevado pelo mercado, de 15% ao ano.
Na contramão da tendência mensal do varejo, alguns setores conseguiram avançar. O maior destaque foi o ramo de móveis e eletrodomésticos, que apresentou um crescimento de 1%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (0,3%) e supermercados (0,2%). Já a maior retração foi a de materiais de construção (3,2%).
Fonte: O Tempo.