Volume de lixo coletado com as festas de final de ano foi 15% maior do que em 2010. Segundo levantamento feito pela Superintendência de Limpeza Urbana, além das festas do ...
Volume de lixo coletado com as festas de final de ano foi 15% maior do que em 2010. Segundo levantamento feito pela Superintendência de Limpeza Urbana, além das festas do final de ano esse aumento se dá por conta das chuvas, já que o lixo fica mais pesado. A tendência é reduzir o volume de lixo com a estiagem da chuva, a partir dos meses de fevereiro ou março.
De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana, João Ricardo Pessoa Vicente, o volume de lixo aumenta também por conta das férias. Além das crianças que estão em casa, o número de pessoas que viajam para Uberaba aumenta também. “As chuvas proporcionam o aumento do volume de lixo, já que com a água ele tende a ficar mais úmido e pesar mais. Portanto, se recolhemos nos dias normais cerca de 280 toneladas, com este aumento de 15% do recolhimento, a coleta neste período do ano foi para 310 toneladas/dia”, explica.
As cooperativas de coleta seletiva também registram aumento no volume de lixo após a festa de Natal. Na Cooperu, a quantidade de lixo para reciclagem aumentou em cinco toneladas por dia, em comparação aos dias normais. Já no Grupo Espírita Cáritas, o volume aumentou em 30% em relação ao normal. A coleta domiciliar, realizada pela Uberaba Ambiental, aumenta entre 10% e 15% no período entre o Natal e o Ano-Novo, em relação às outras épocas.
Mato – Ainda segundo João Ricardo Pessoa, nesta época do ano por conta das chuvas, as sujeiras aumentam nos terrenos vagos da cidade, como nas avenidas da Saudade e Dom Luís Maria de Santana Borges, onde fazem apenas 25 dias que a equipe de limpeza passou por lá e o serviço já precisa ser refeito. Quanto às praças, segundo o superintendente, a equipe faz a limpeza de 20 e 20 dias, e em alguns casos o prazo chega a ser menor. “Iremos começar a limpeza na Univerdecidade ainda esta semana, para que no período do carnaval o espaço já esteja limpo para os foliões”, afirma.