Três bombeiros de Uberaba e outros 25 de outras cidades de Minas Gerais, serão mobilizados para o Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar auxílio necessário nas ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas recentes chuvas que atingiram o estado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um helicóptero do modelo Eurocopter AS350 Ecureuil, conhecido como Esquilo, decola nesta sexta-feira (3) de Uberaba, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento. A previsão de chegada é no mesmo dia.
Uma parte da equipe embarcou nesta quinta-feira (2) em um avião Cesna Caravan, do aeroporto da Pampulha levando parte da equipe, e conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas.
O restante fez o deslocamento por terra, nesta quinta, e deve chegar ao destino na noite da sexta. Os bombeiros militares são especializados em busca e salvamento em enchentes e inundações e devem permanecer por pelo menos uma semana nesta missão.
Balanço da Defesa Civil estadual aponta que os temporais já causaram dez óbitos e deixaram ao menos 11 pessoas feridas. Ao menos 21 pessoas estão desaparecidas. Cerca de 19,1 mil pessoas foram afetadas em todo o estado.
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a destruição das chuvas que atingem o estado prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. “Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, declarou o governador durante a coletiva de imprensa concedida no início da noite, em Porto Alegre.