Seis árvores caíram em vias públicas e três em residências; equipes estão atendendo a duas dessas ocorrências na manhã desta segunda-feira (3)
O temporal registrado no fim da tarde deste domingo (2) derrubou seis árvores em vias públicas e três em residências de Uberaba, atingindo veículos, obstruindo ruas e provocando intermitência no abastecimento de água em algumas regiões. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam, na manhã desta segunda-feira (3), para remover as espécies caídas e garantir a segurança dos moradores. Registros oficiais apontam que choveu 37,8 mm, o suficiente para aumentar o nível dos reservatórios e contribuir para a recuperação do abastecimento na cidade.
Apesar do temporal, que chegou a registrar queda de granizo, Uberaba sofreu apenas danos materiais, sem registro de vítimas. De acordo com detalhamento dos Bombeiros, ao menos nove quedas de árvores foram registradas na cidade. Um delas ocorreu em uma residência na Vila Craide, que atingiu um veículo estacionado na garagem.
Na manhã desta segunda-feira (3) equipes militares se deslocaram até o cruzamento da avenida Jaraguá com a rua São Geraldo, no bairro Jardim Uberaba, para realizar a remoção de uma espécie caída em via pública. Outro registro semelhante, em atendimento, acontece na rua Francisco Borges Araújo, no bairro Estados Unidos.
O volume registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 37,8 mm, dentro da previsão de temporais isolados para o fim de semana, com rajadas de vento e raios. Com a quantidade de água, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que o índice de reservação saltou de 45,4% às 22h de domingo, para 61,2% nesta manhã.
O rio Uberaba também começou a se recuperar, com vazão de 1.200 litros por segundo, o mínimo necessário para garantir o abastecimento da cidade. Com isso, a autarquia destacou que todos os reservatórios permanecerão abertos, seguindo o Plano de Contingência da Seca.
Abastecimento afetado
Além dos registros de quedas de árvores, a chuva provocou entupimento na tubulação que leva água das minas para abastecimento no bairro rural de Ponte Alta. Equipes da Codau já realizam limpeza nos filtros das Estações de Tratamento Santo Antônio e Taquara, mas moradores podem enfrentar intermitência no fornecimento, principalmente nas regiões mais altas do local. A companhia orienta a preservação da água nas caixas residenciais até a conclusão dos trabalhos.
“É importante ressaltar que a caixa d’água deve ser compatível com o consumo da família. Por exemplo, a indicação é de uma caixa de 1.000 litros para uma família de 4 pessoas. Desta forma, a residência continua abastecida ao longo do dia, mesmo que ocorra intermitência ou suspensão do fornecimento pela Codau diante de situações emergenciais”, salientou, em nota.
Em situações de desabastecimento prolongado, o atendimento pode ser feito pelo Fale 115.