O potro apresentava sinais de desnutrição, desidratação e não havia alimentação alguma. (Foto/Divulgação)
No sábado (5) um cavalo de 10 meses foi resgatado por uma protetora de Uberaba, Minas Gerais, após denúncia. Segundo a protetora quando chegou ao local, um terreno baldio no Distrito Industrial I, o potro apresentava sinais de desnutrição, desidratação e não havia alimentação alguma.
O animal morreu no local devido a gravidade do estado de saúde. De acordo com laudo do veterinário que foi acionado para auxiliar no resgate, o cavalo encontrava-se deitado de lado sobre as fezes e apresentava sinais de que estava naquela posição por tempo prolongado. Foi constatado ainda, que o animal passou por sofrimento intenso nos últimos dias.
Ainda segundo o laudo, ficou concluído que o potro foi vítima de maus-tratos intensos e prolongados, caracterizados por negligência alimentar, sanitária e manejo inadequado. Tais práticas configuram infração à Lei Federal nº 9.605/1998, Art 32, que define como crime o abuso e maus-tratos contra animais.
A denunciante tentou contato com a Superintendência de Bem-estar Animal, porém não obteve êxito.
O Autor do suposto crime de maus-tratos foi encontrado e prestou esclarecimentos na delegacia de Polícia Cívil. Não foi informado se o homem foi preso ou liberado após interrogatório.