OPERAÇÃO

Executivo informa que está acompanhando a ação em Campo Florido, que teve origem em denúncia anônima

Marconi Lima
Publicado em 28/10/2025 às 21:09
Compartilhar

A Prefeitura de Campo Florido divulgou nota sobre operação deflagrada nessa terça-feira (28) pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) naquela cidade. O Executivo informou que está acompanhando a ação, que teve origem em denúncia anônima.

A Administração Municipal destacou compromisso com a transparência e a ética e informa que está colaborando com as autoridades competentes. O Executivo de Campo Florido ressaltou que determinou a abertura de auditoria interna para revisar os pontos citados na investigação e, também, para analisar os processos realizados em gestões anteriores, a fim de verificar se houve alguma irregularidade.

“A Prefeitura reforça que todas as medidas necessárias serão tomadas para garantir que tudo seja esclarecido com responsabilidade e dentro da lei”, diz a nota.

A Operação ExpoCampo, deflagrada nessa terça-feira (28) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pelo Ministério Público (MP), revelou indícios de pagamentos duplicados, superfaturamento e direcionamento de contratos públicos em Campo Florido. Empresas recém-criadas e de fachada teriam sido contratadas em poucos dias para prestar serviços sem estrutura adequada, favorecendo pessoas ligadas a políticos locais. O material apreendido será analisado e a investigação pode resultar em indiciamentos criminais e ações de improbidade administrativa. 

O esquema envolve empresários e agentes públicos, ligados à realização do evento ExpoCampo 2025, ocorrido em julho. Durante a operação, documentos, computadores e celulares foram recolhidos para análise detalhada dos contratos e credenciamentos questionados. Os investigadores apontam indícios de superfaturamento e pagamento em duplicidade de serviços para favorecer pessoas com vínculos políticos próximos à Administração Municipal. 

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, sendo 26 em Campo Florido e dois em Uberaba. Entre os alvos estão residências e empresas ligadas a autoridades municipais, incluindo a casa do vice-prefeito e a do presidente da Câmara da cidade. Participaram da operação 95 policiais civis e quatro analistas do Ministério Público, com o apoio do Laboratório de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do 5º Departamento de Polícia Civil, em Uberaba, que continua atuando na apuração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por