GOLPE

Falso funcionário da Cemig é preso em Uberlândia por fraude que movimentou R$ 100 mil

Publicado em 22/07/2025 às 09:09Atualizado em 22/07/2025 às 10:29
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Nesta segunda-feira (21), a Polícia Civil efetuou a prisão de um jovem de 24 anos, em Uberlândia, suspeito de aplicar golpes ao se passar por funcionário da Cemig. De acordo com a Delegacia Especializada no Combate a Crimes de Fraude, o investigado convencia as vítimas a repassar informações pessoais, que posteriormente eram utilizadas em esquemas de fraude bancária. A estimativa é de que cerca de R$ 100 mil tenham sido movimentados de maneira ilícita.

As apurações tiveram início em setembro de 2024 e revelaram que o homem utilizava uniforme e crachá da empresa Celminas — terceirizada que atua para a Cemig — com o objetivo de acessar as casas das vítimas sob o pretexto de realizar serviços de manutenção ou substituição do padrão de energia elétrica. Durante a abordagem, ele solicitava fotografias (como selfies) e documentos sob a justificativa de atualização cadastral.

Com esses dados, ele realizava diversas ações fraudulentas, como transferências bancárias indevidas, solicitações de empréstimos, abertura de contas e até o financiamento de um carro que foi utilizado em outras fraudes. A 4ª Vara Criminal de Uberlândia emitiu os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O suspeito foi localizado em um apartamento no bairro Grand Ville e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Na residência, foram recolhidos dispositivos eletrônicos que passarão por perícia técnica. A Polícia Civil continua investigando o caso e apura a existência de outras possíveis vítimas envolvidas no esquema.

Em nota, a Cemig informou que a substituição de medidores é uma ação rotineira e gratuita. Técnicos autorizados usam crachá, uniforme e veículos identificados. Clientes devem permitir o acesso dos profissionais, mas nunca fornecer documentos ou dados bancários. Em caso de dúvida, a orientação é ligar para o número 116.

Leia a nota na íntegra:

"Com o objetivo de medir o consumo de energia com maior exatidão e gerar mais benefícios para seus clientes, a Cemig está modernizando seu parque de medidores em Minas Gerais. Neste ano, a companhia planeja realizar a troca de mais 400 mil equipamentos em todo o estado com um investimento de R$ 70 milhões. Somente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Cemig estima substituir 68 mil medidores neste ano.

A Cemig esclarece que, caso clientes recebam a visita de técnicos da Cemig com o intuito de trocar o medidor de energia instalado, a ação é legítima e faz parte dos serviços de rotina da empresa. 
Dessa forma, para que a Cemig possa realizar este trabalho, é importante que o cliente libere o acesso dos técnicos ao medidor em sua residência, mediante à observação de alguns cuidados:

A Cemig alerta que nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. A empresa recomenda que o morador exija sempre a identificação daqueles que se apresentam em nome da companhia.

Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como “A serviço da Cemig”. Também vale destacar que os clientes cujos medidores serão trocados podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço.
 
A Cemig esclarece que repudia qualquer ação fraudulenta em seu nome e em desfavor de seus clientes. A companhia ressalta que está apurando os fatos e contribui com as autoridades para esclarecimento da ação."

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