
O responsável pelo imóvel foi autuado, preso e conduzido à delegacia de plantão, onde foi apresentado em flagrante (Foto/Divulgação PMMG)
Uma ação de fiscalização realizada após duas denúncias anônimas registradas pelo Disque Denúncia Unificado (DDU-181) resultou na descoberta de um cativeiro irregular de aves no bairro Boa Vista, em Uberaba. A investigação inicial apontava que o morador do imóvel possuía autorização legal apenas para criar duas aves silvestres. Contudo, as denúncias indicavam a existência de outros endereços utilizados para manter animais de forma clandestina, além de possível envolvimento do suspeito com rinha de canários.
Ao chegarem ao local, os fiscais encontraram diversas gaiolas, algumas vazias e outras contendo tanto as duas aves legalizadas quanto várias espécies silvestres mantidas irregularmente. Durante as buscas no interior da residência e na laje, mais aves foram localizadas em situação ilegal. Em outros cômodos, a equipe encontrou materiais usados para caça e captura de pássaros, além de duas armas de fogo sem regularização.
Na operação foram apreendidos 43 canários-da-terra, 02 trinca-ferros, 65 gaiolas, 02 espingardas calibre 28, 03 cartuchos vazios calibre 28, 10 cartuchos intactos calibre 28, 06 redes simples de pesca, 01 armadilha tipo alçapão e lavrado um auto de infração no valor de R$ 98.811,31
O responsável pelo imóvel foi autuado, preso e conduzido à delegacia de plantão, onde foi apresentado em flagrante. As aves apreendidas foram devolvidas ao habitat natural, enquanto as gaiolas foram destruídas. As armas de fogo e demais materiais foram entregues à Polícia Civil.