Ação desta quinta-feira (30) mobiliza 60 policiais civis em Minas Gerais e é a terceira operação deflagrada pela corporação nesta semana na região

Policiais civis reunidos durante a Operação Disciplina KZ, para o cumprimento dos mandados (Foto/Divulgação PCMG)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Disciplina KZ, com o cumprimento de 25 mandados judiciais nas cidades de Campos Altos, Ibiá, Araxá, São Gotardo e Montes Claros. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios em diferentes regiões do Estado.
De acordo com a corporação, foram expedidos 12 mandados de prisão cautelar e 13 de busca e apreensão. As investigações começaram em Campos Altos e resultaram de dois meses de trabalho coordenado pela Delegacia Regional de Araxá, com apoio do Departamento de Polícia Civil de Uberaba, do COE, CAT e do Canil da Capital. Ao todo, 60 policiais participaram da operação, entre eles 13 lotados em Uberaba, que atuaram em apoio às diligências nas cidades-alvo. Não houve cumprimento de mandados em Uberaba.
O delegado-geral César Felipe Colombari da Silva informou que o balanço da operação superou as expectativas:
“Eram 12 mandados de prisão, mas conseguimos prender 14 pessoas — 11 em Campos Altos, uma em Araxá, uma em São Gotardo e uma em Montes Claros. Ao todo, foram 11 alvos de mandados e mais três prisões em flagrante”, detalhou.
O delegado responsável pelo inquérito, Jeferson Leal, explicou que o nome Disciplina KZ faz referência a um grupo de rede social utilizado pelos suspeitos para reuniões e decisões internas da facção criminosa. Segundo ele, o canal também era usado para determinar punições a membros que descumprissem o “estatuto” da organização. Três integrantes do grupo já haviam sido presos em flagrante no início de outubro, durante a fase inicial da investigação.
Esta é a terceira operação da Polícia Civil nesta semana. Na terça-feira (28), uma megaoperação em Campo Florido revelou indícios de superfaturamento na ExpoCampo 2025, com o cumprimento de 20 mandados e prisão de servidores públicos. Já na quarta-feira (29), outra ação em Uberaba resultou na prisão de mais de 30 pessoas condenadas por tráfico, homicídio e outros crimes.
Com a sequência de ações, a Polícia Civil reforça o compromisso no combate a crimes complexos e na repressão a facções criminosas com atuação em várias regiões de Minas Gerais.