OPERAÇÕES

PF cumpre mandados contra crimes de exploração sexual infantil na internet

Operações “Vulneráveis” e “One by One XI” miram o compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 29/10/2025 às 10:50
Compartilhar
O material recolhido será submetido à perícia criminal para extração e análise de dados, a fim de esclarecer todas as circunstâncias em apuração, identificar possíveis coautores ou partícipes e verificar indícios de outros crimes correlatos (Foto/Divulgação)

O material recolhido será submetido à perícia criminal para extração e análise de dados, a fim de esclarecer todas as circunstâncias em apuração, identificar possíveis coautores ou partícipes e verificar indícios de outros crimes correlatos (Foto/Divulgação)

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (29), duas ações simultâneas, as operações Vulneráveis e One by One XI, para combater o armazenamento e o compartilhamento de arquivos com material de abuso e exploração sexual infantojuvenil.

Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, os agentes recolheram diversos dispositivos eletrônicos que serão analisados pela perícia criminal. O objetivo é identificar autores, coautores e possíveis conexões com outros crimes.

As penas para esse tipo de crime podem chegar a 10 anos de prisão.

Operação One by One

O nome da operação — que significa “Um por um” — faz referência à forma como os arquivos ilícitos são transmitidos em redes peer-to-peer (P2P).
Nesse sistema, o criminoso compartilha o conteúdo diretamente de seu computador, por meio de pastas públicas acessíveis a outros usuários, sem depender de servidores centrais.

Operação Vulneráveis

Já a Operação Vulneráveis destaca o foco da PF nas vítimas dos crimes, crianças e adolescentes em condição peculiar de desenvolvimento.
O nome remete à proteção especial prevista no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que pune o registro, armazenamento e difusão de material de exploração sexual infantil.

Terminologia e conscientização

A PF ressaltou que, embora o termo “pornografia infantil” ainda esteja presente na legislação brasileira (art. 241-E do ECA), a comunidade internacional passou a adotar expressões como “abuso sexual” e “violência sexual contra crianças e adolescentes”.
Esses termos refletem com mais precisão a gravidade e a natureza violenta desses crimes.

Orientações para pais e responsáveis

A Polícia Federal reforça que a prevenção começa em casa.
Pais e responsáveis devem:

  • Manter conversas abertas sobre os riscos do ambiente virtual;
  • Acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos;
  • Ensinar o uso responsável da internet;
  • Observar mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou sigilo excessivo com o celular ou computador.

“É fundamental ensinar crianças e adolescentes a reconhecer e denunciar contatos inadequados e buscar ajuda de adultos de confiança”, destaca a PF.

Canais de denúncia

Casos suspeitos podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 100, pelos aplicativos oficiais da Polícia Federal ou em delegacias especializadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por