A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (12) um homem de 48 anos acusado de integrar quadrilha especializada em roubos e desvio de carga de fertilizantes em Uberaba e região. O suspeito estava foragido da Justiça desde outubro de 2016, quando alguns dos envolvidos nos crimes já haviam sido presos na Operação “Tellus”.
Segundo a PC, o investigado foi localizado em uma residência na rua Silvio Pires Oliveira, no bairro Valim de Melo. O suspeito se apresentou aos policiais com um nome falso e ainda possuía uma CNH em nome de terceiros. Ele foi preso em flagrante pelo crime de uso de documento falso e outro mandado de prisão também foi cumprido contra ele, acusado de comprar, revender e financiar o grupo de assaltantes envolvidos nos roubos de carga.
De acordo com a PC, o bando utilizava de extrema violência nas abordagens aos caminhoneiros nas rodovias, os sequestravam e os mantinham reféns até o término da subtração da carga. As vítimas eram mantidas em porta-malas de veículos por até seis horas.
Operação. A operação Tellus foi desencadeada em 19 de outubro de 2016 e prendeu nove envolvidos na ação criminosa. 69 policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos cinco veículos, aparelhos de celulares, pendrive, HD externo, galões de combustíveis com 80 litros de álcool, placas de veículos para clonagem, veículos roubado/furtado. Um revólver calibre 38 foi confiscado numa propriedade rural na região conhecida como Capão da Onça. Foi localizado também um galpão no Distrito Industrial I, em Uberaba, com aproximadamente 60 toneladas de fertilizantes subtraídos pela organização criminosa. Neste local foi apreendido um trator utilizado para descarregar os “big bag” com os fertilizantes. A carga foi restituída às vítimas, após sua identificação.
Segurança. Em levantamento feito pelas transportadoras responsáveis pelas cargas consta que os roubos de fertilizantes diminuíram drasticamente desde a prisão dos envolvidos.