OPERAÇÃO "ABCZ"

Polícia Civil deflagra operação contra esquema fraudulento na ABCZ

Ação cumpre dez mandados de busca e apreensão e sequestro de bens que somam R$ 1,1 milhão

Publicado em 11/11/2025 às 07:30Atualizado em 11/11/2025 às 08:58
Compartilhar

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação “ABCZ”, que tem como objetivo o cumprimento de dez mandados judiciais de busca e apreensão em Uberaba. A ação investiga um esquema de fraude contábil que teria causado prejuízo financeiro à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

De acordo com a corporação, a operação foi instaurada pela Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro de Uberaba, após concordância do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinação do Juízo da 1ª Vara Criminal da cidade. No total, 35 policiais civis participam da execução. Também foi determinado pelo Poder Judiciário o sequestro de bens, valores e direitos no valor de até R$ 1,1 milhão dos investigados.

Segundo as investigações, o grupo criminoso teria criado empresas de fachada para emitir notas fiscais frias referentes a serviços já prestados à ABCZ. O golpe contava com o envolvimento de um ex-coordenador do setor de contabilidade da associação, que mapeava as prestações de serviço reais e, em conluio com os demais suspeitos, promovia um segundo pagamento indevido pelos mesmos serviços.

O titular do inquérito, delegado Eduardo Garcia, explicou que as investigações tiveram início em julho de 2025, após uma denúncia formal apresentada pelo setor jurídico da ABCZ, acompanhada de ampla documentação financeira. “Identificamos um intrincado e sofisticado esquema contábil destinado a lesar financeiramente a associação, com movimentações suspeitas desde o ano de 2024 até meados de junho de 2025”, afirmou.

A apuração se concentra no chamado “núcleo operacional financeiro”, composto pelo ex-colaborador da ABCZ e outros suspeitos que atuavam em conjunto na emissão de notas frias e no recebimento dos valores indevidos.

A Polícia Civil informou ainda que os dados e resultados finais da operação serão divulgados em coletiva de imprensa marcada para as 11h desta terça-feira, na sede do Departamento da PCMG em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por