(Foto/Divulgação)
A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, nesta sexta-feira (10), sete aves silvestres mantidas em cativeiro no perímetro urbano de Conceição das Alagoas, a cerca de 60 quilômtros de Uberaba. A ação fez parte da Operação Curupira V e foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima.
Durante a fiscalização, os militares localizaram e apreenderam dois trinca-ferros, dois bigodinhos, dois canários-da-terra e um curió. O responsável foi autuado e teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado. Além disso, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 16.980,17, em razão das irregularidades administrativas encontradas.
As aves passaram por avaliação veterinária e, após a liberação, foram reintegradas ao habitat natural. Sete gaiolas e uma armadilha tipo alçapão, utilizadas para o cativeiro, foram destruídas no local.
A Operação Curupira V integra as ações da Polícia Militar de Meio Ambiente voltadas à preservação da fauna silvestre e ao combate a práticas ilegais de captura e criação de animais nativos.