Dinheiro, cartões e formulários de controle foram apreendidos durante a Operação Bogotá, desencadeada ontem (Foto/Divulgação)
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelos policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do 5ºDPC, em Uberaba, durante a Operação Bogotá, deflagrada em Uberaba, na manhã de ontem. Os alvos da operação são integrantes de quadrilha considerada perigosa e que tinham envolvimento com o crime de usura, na modalidade conhecida como “agiotagem colombiana” ou “agiotagem gota a gota”.
Segundo informações, as ordens judiciais foram efetivadas em residências de suspeitos, em sua grande maioria colombianos, por envolvimento com quadrilha especializada em emprestar dinheiro, principalmente a pequenos comerciantes, na modalidade de “agiotagem colombiana” ou “agiotagem gota a gota”.
As investigações se iniciaram em julho deste ano, após inúmeras reclamações de comerciantes, que estavam devendo empréstimos contraídos com colombianos, que cobravam juros exorbitantes sobre os valores.
Durante a ação foram apreendidos mais de R$6 mil em dinheiro, seis caixas de cartões de empréstimo, celulares, notebooks e uma porção de maconha.
A ação foi coordenada pela equipe especializada em investigações sobre drogas, por meio do Setor de Inteligência.