Polícia Civil de Uberlândia cumpriu mandado de prisão de suspeito na zona rural de Uberaba na operação “Persona Non Grata” (Foto/Divulgação)
Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Uberlândia, deflagrou, na quarta-feira (23), operação “Persona Non Grata”, em combate à atuação de grupos criminosos especializados em roubo e furto na zona rural. No curso dos trabalhos, os policiais civis efetuaram três prisões no município de Prata e uma em Uberaba, bem como cumpriram oito mandados de busca e apreensão nas duas cidades e, também, em Campo Florido.
Os levantamentos realizados pela Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Uberlândia, responsável pela operação, indicam que o foco dos grupos está principalmente na subtração de máquinas agrícolas para repasse a receptadores.
Em uma das investigações, a equipe da unidade apurou que os criminosos teriam aliciado o enteado do caseiro de uma propriedade rural, o qual passou a integrar o grupo, repassando informações privilegiadas sobre o cotidiano dos moradores do local, bem como o melhor momento para executarem o crime. Na ocasião, foram levados um trator e uma roçadeira.
Em outro delito, os suspeitos são investigados pela subtração de um trator, avaliado em, aproximadamente, R$500 mil.
Durante a operação, além das prisões, foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados, que serão analisados em continuidade às investigações.
O nome da operação se refere à participação de pessoas do mesmo convívio das vítimas no cometimento dos crimes, sendo assim, essa pessoa não é mais “bem-vinda” naquele grupo.