Dando continuidade à missão oficial no exterior, prefeito Anderson visitou a empresa BBCA Chemical Equipament
Dando continuidade à missão oficial no exterior, prefeito Anderson Adauto (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, visitaram a empresa BBCA Chemical Equipament, localizada no sul da China, que detém tecnologia de produção de ácido cítrico. Esta foi a última etapa da viagem à China, que contou com a participação de todos os integrantes da comitiva oficial. Nesta quinta-feira, a missão oficial seguirá para Cingapura.
A visita teve como objetivo conhecer a tecnologia de produção de ácido cítrico e ainda tentar uma aproximação maior com a empresa instalada em Bengbu, na Província Anhui. A prefeita da cidade chinesa, Lin Hong, foi à sede da empresa para se reunir com o AA.
A tecnologia de produção da BBCA interessa muito o município, pois o ácido cítrico é um conservante com grande aceitação no mercado alimentício. Na China, o produto é feito partir da fermentação do açúcar da cana-de-açúcar, enquanto no Brasil é processo de fabricação é decorrente do carboidrato do milho.
Segundo Carlos Assis, a produção brasileira ainda é considerada cara porque a população deixa de consumir o milho como alimento, além de a fermentação do carboidrato do milho gerar custos bem maiores do que a fermentação do açúcar da cana-de-açúcar. Para o secretário, o município tem pontos favoráveis para trazer a tecnologia chinesa em razão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), tendo como retaguarda do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Dieng) e da Confederação Nacional da Indústria.
Já o encontro com a prefeita de Bengbu, Lin Hong, foi considerado satisfatório pelo prefeito. Segundo ele, as administrações municipais chinesas têm tradição de influência junto às empresas. Ele também conta que Uberaba e Bengbu se transformaram em cidades coirmãs. “Quando fazemos um relacionamento como este, fica estabelecido a condição de cidades coirmãs”, explica. AA ainda aproveitou para convidá-la para vir a Uberaba.
Da cidade no sul da China, eles retornam a Pequim nesta quinta-feira, de onde pegam o voo para Cingapura. Lá, eles pretendem estabelecer relações comerciais, através de um workshop, com empresários selecionados pela Embaixada Brasileira. A maioria das empresas é do segmento cimenteiro, químico e sucroalcooleiro.