POLÍTICA

Africanos visitam município para conhecer obras do PAC

Os empresários estão interessados em transferir tecnologia da construção de casas destinadas às famílias de baixa renda

Élvia Moraes
Publicado em 25/03/2010 às 09:24Atualizado em 17/12/2022 às 06:07
Compartilhar

Interessados em transferir tecnologia brasileira empregada na construção de casas destinadas às famílias de baixa renda, empresários africanos visitam Uberaba para conhecer as unidades construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Agenda confirmada para 10 de maio foi viabilizada pela Câmara de Comércio Brasil/Moçambique.

 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente da Câmara de Comércio, Sinfrônio Júnior, informou que a comitiva será liderada pelo presidente da Associação dos Empreiteiros de Moçambique, Antônio Macandja.

 

A visita dos africanos à região, segundo Sinfrônio, tem outro objetivo importante: proporcionar o encontro com os empresários locais vislumbrando a expansão de negócios e mão-de-obra especializada. Os empresários africanos encontraram motivação para vir ao Triângulo Mineiro com a concretização de acordo de cooperação assinado esta semana no Rio de Janeiro durante o Fórum Urbano Mundial.

 

A Caixa Econômica Federal elaborou proposta de política habitacional para Moçambique em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O documento assinado endossa o projeto de cooperação bilaterial que visa a apoiar o desenvolvimento urbano em Moçambique.

 

Além de projetos de construção de moradias de baixa renda, a CEF também fornecerá ao governo moçambicano a transferência de tecnologia para fabricar equipamentos e metodologia de construção não convencional adequada à realidade africana.

 

Parte do acordo assinado pela Caixa Econômica prevê a implantação de uma incubadora de empreendimentos populares no Centro Tecnológico de Namialo. A estruturação e ampliação desse centro serão coordenadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Sinfrônio Júnior também assinala o interesse da República do Congo em edificar um milhão de casas na modalidade brasileira. Embora reconheça que os negócios com o continente africano foram afetados pela crise internacional, a expectativa de intercâmbio é otimista. No próximo domingo (28), ele embarca para o Congo para fomentar projetos da Câmara de Comércio com aquele país.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por