Além de apresentar cálculos para embasar o reajuste tarifário, o parecer da agência reguladora (Arisb) traz lista de recomendações a serem cumpridas pela Codau para viabilizar a ampliação da receita da autarquia sem estar vinculado ao ajuste no valor das tarifas praticadas. Conforme a entidade, o cumprimento das medidas possibilitará à Codau ampliar os investimentos e melhorar a qualidade da prestação dos serviços, sem comprometer a modicidade tarifária em Uberaba.
Entenda o caso: Conta de água sobe 8,51% por indicação de agência reguladora
Uma das recomendações é manter e expandir ações para apuração acurada dos índices produzidos e medidos, incluindo campanhas de substituição de hidrômetros defeituosos.
Além disso, a agência reguladora orientou que devem ser mantidas e expandidas as ações de combate às perdas aparentes (também chamadas perdas comerciais), fiscalizando fraudes e ligações clandestinas. A lista de recomendações inclui ainda ações de manutenção e melhoria nas redes de distribuição e da reservação para o combate às perdas físicas.
A agência ainda apontou que devem ser implementadas medidas de eficiência energética para manter ou reduzir custos, devido à representatividade nas despesas com energia para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.