O vereador professor Godoy (PTB) apresentou ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) – antes de sua viagem à China – e ao secretário Rômulo Figueiredo (Administração) um software para gestão de compras públicas desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/Minas), que, segundo ele, agradou em cheio ao Executivo. Precursor do debate para tornar a Lei Geral uma realidade no município, o petebista entende que a partir de agora esta ferramenta auxiliará a estimular o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, principalmente para os empreendedores de médio e pequeno porte.
Acompanhado do representante do Sebrae/MG, Vitor Mota, na apresentação do programa ao prefeito – dias antes de sua viagem à China –, Godoy explica que ele permite identificar os fornecedores da administração e os índices de participação das empresas e de licitações vencidas por elas. “É uma ferramenta que consegue simular o envolvimento do pequeno e do microempreendedor nas compras públicas e auxilia no cumprimento da Lei Geral, por isso a sua importância para a administração municipal”, destacou.
O próximo passo, de acordo o vereador, será o desenvolvimento de um portal de compras públicas municipal com o apoio de técnicos do Sebrae/MG à PMU. Conforme Godoy, o prefeito e o secretário de Administração já mobilizaram o setor de TI (Tecnologia da Informação) para dar andamento ao projeto e solicitaram, imediatamente, a liberação de senha por parte da entidade, colocando também um servidor para trabalhar com o software, visando à sua implementação. Ainda na avaliação de Godoy, a iniciativa vai significar mais renda para o município e também mais acesso aos dados e facilidade de fiscalização por parte dos vereadores.