Apesar de contrato de R$12 milhões para atender ao ensino fundamental do município, através do sistema estruturado de ensino, alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) reclamam da falta de livros didáticos. A denúncia foi levantada ontem por Nelza Maria, 53 anos, aluna da EJA da Escola Municipal Bezerra de Menezes.
Segundo ela, o problema se arrasta desde o ano passado e, ao buscar informações junto à Secretaria de Educação e Cultura (Semec), não recebe nenhuma informação concreta sobre o fornecimento do material didático.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberaba, o atraso na entrega do material didático ocorreu por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do EJA. Até outubro ainda estavam sendo feitas as consultas junto às secretarias estaduais e municipais sobre os livros a serem adotados. Em seguida, o MEC realizou a cotação junto às editoras gráficas para efetivar a compra.
Resta aguardar o envio dos livros para serem distribuídos aos alunos pela Semec. Inclusive, técnicos da pasta entraram em contato ontem com o MEC e receberam a garantia que o envio do material didático será efetivado na segunda quinzena de março. Ainda segundo o órgão, este ano os alunos da EJA terão material específico para o programa voltado para pessoas sem idade escolar.