Amvale assinou ontem o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana
Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale) assinou ontem o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) para a construção de Usina de Triagem e Compostagem e Aterro Sanitário para atender aos municípios da região. A proposta contempla Uberaba e outras dez cidades -Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo - associadas à Amvale.
O presidente Wesley de Santi, o Baguá, em entrevista ao Jornal da Manhã, adiantou que o convênio era uma das reivindicações da entidade apresentadas ao governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB). Segundo ele, a estrutura deverá atender a todos os municípios associados à Amvale. “Hoje, as cidades têm muito problema em relação à destinação dos resíduos sólidos”, afirmou. Caberá ao governo de Estado elaborar os projetos para a construção da Usina de Triagem e do Aterro Sanitário.
De acordo com a superintendente de Assistência Técnica aos Municípios e Associativismo, Tereza Navarro, há uma articulação do governo estadual junto às associações de municípios para que a política de consórcios seja ampliada. “A Amvale articulou a participação e a união de seus filiados. A parceria com as associações tende a ser um ponto facilitador na criação dos consórcios que será bastante utilizada pela secretaria”, disse.
Durante a reunião para assinatura do convênio, realizada ontem em Uberaba, técnicos da Sedru também apresentaram aos prefeitos dos municípios associados os projetos estruturadores na área de saneamento e de resíduos sólidos, além da nova metodologia para a captação de recursos junto aos governos Federal e Estadual e as vantagens de se formar os consórcios.