Reunião realizada entre o prefeito e proprietários de bares, repercutiu positivamente entre os empresários do setor.
Reunião realizada na terça-feira, 20, entre o prefeito Anderson Adauto e proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes de Uberaba repercutiu positivamente entre os empresários do setor.
Para os donos dos estabelecimentos a melhor notícia, no entanto, não foi a decisão de anistiar quem já havia sido autuado. “O perdão da multa é só um passo, mas a reformulação do Código abre uma nova perspectiva para a gente”, afirma o comerciante Joelmir Carlos do Amaral, dono de lanchonete no bairro Boa Vista. Para ele, embora seja impossível analisar cada caso separadamente, a determinação das especificações de uso das calçadas devem ser realizadas levando-se em conta um grupo de características. “Acho que eles têm que levar em conta a localização do bar, a quantidade de clientes e o fluxo de pessoas e carros que passam, para que a mudança dê certo mesmo”, conta.
De acordo com o diretor executivo do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Mauro Moraes, a reunião atendeu às melhores expectativas do segmento. “Embora uma parcela dos empresários não seja contemplada, já que muitas calçadas em Uberaba têm menos de um metro de extensão, a decisão foi muito acertada”, pontua o líder sindical, ressaltando que o projeto que propõe a anistia e restituição de valores aos proprietários já autuados deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores. Sobre o recolhimento e apreensão das mesas e cadeiras ocorridos em alguns bares da cidade, o diretor foi enfático ao reafirmar o posicionamento do Sindicato. “Foram pendências de alvarás e a lei é muito clara nesse sentid esse tipo de irregularidade resulta em busca e apreensão dos materiais”, afirma.
Hoje, nova reunião será realizada às 12h, para que a comissão responsável pela análise do Código de Posturas – formada por representantes sindicais, ambulantes e da secretaria de Planejamento – inicie as ponderações sobre a reformulação da legislação.