Por meio do aplicativo, o eleitor pode denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada (Foto/Reprodução)
Desde o início da campanha eleitoral até o momento, apenas seis denúncias de propagandas irregulares referentes a Uberaba foram formalizadas por meio do aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral. O sistema on-line não traz detalhes sobre os casos alvo de contestação.
O número inicial de denúncias em Uberaba é inferior ao de outras cidades da região. Conquista registrou um total de 27; Araxá, 11, e Frutal, 10.
Leia mais: Eleições 2024: Uberlândia é a cidade com mais denúncias de propaganda irregular em MG; veja ranking
Já Uberlândia lidera o ranking não somente do Triângulo Mineiro, mas também de todo o Estado. A cidade vizinha já soma 160 contestações referentes à propaganda irregular nas campanhas. A capital Belo Horizonte aparece em segundo, com 99 casos.
Até a última atualização do sistema, 191 cidades tinham denúncias referentes às campanhas. Das 1.667 denúncias apresentadas, 831 eram sobre candidatos ou candidatas a vereador, enquanto outras 490 eram relacionadas a candidaturas para prefeito. Em 20 casos, a pessoa denunciada concorria a vice-prefeito ou vice-prefeita. Em todo o país, o sistema recebeu 14.713 denúncias.
No aplicativo, o eleitor pode denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. A denúncia é encaminhada ao juízo eleitoral competente para análise.
Para cada denúncia, primeiro o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que pode ou não pode em relação ao tópico em questão. Por exemplo: se a pessoa acessar o aplicativo para denunciar o uso de um alto-falante, ela deverá, primeiramente, verificar as regras sobre o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso desse tipo de equipamento na campanha.
O objetivo é evitar acusações incorretas ou infundadas. A pessoa denunciante é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos que comprovem a irregularidade apontada.