POLÍTICA

Aprovação de projeto dobra preço do aluguel de caçambas

Aprovado ontem pela Câmara de Vereadores o projeto que disciplina o sistema de coleta, transporte e destinação final dos resíduos da construção civil

Mára Santos
Publicado em 08/12/2009 às 23:56Atualizado em 20/12/2022 às 09:10
Compartilhar

Aprovado ontem pela Câmara de Vereadores o projeto que disciplina o sistema de coleta, transporte e destinação final dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos no município.

A proposta já havia dado entrada em pauta na semana passada, mas foi motivo de muita discussão em plenário por conta de algumas normas. O valor das multas, calculadas por Unidade Fiscal do Município (UFM), e o acréscimo à cobrança do serviço foram dois itens que impediam a votação, bem como a adequação das caçambas. A menor multa estipulada caso o locatário do recipiente infrinja a Lei é de 25UFMs. O serviço, hoje em torno de R$ 75, passará para aproximadamente R$ 140. O valor é defendido sob o argumento de que o serviço será fiscalizado, além de haver separação de material para reciclagem.

Ontem, a votação do projeto foi acompanhada pelo secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, que, juntamente com o líder do prefeito, vereador Cléber Cabeludo, fez defesa da proposta, salientando que visa a atender disposições da Lei Orgânica Municipal.

Para melhorar a proposta, seis emendas foram anexadas ao projeto, entre elas a que obriga os transportadores a utilizar dispositivo de cobertura metálica, com tranca durante a locação e o transporte dos resíduos. Ainda foi estabelecido por meio de redação final que os transportadores terão prazo de 270 dias a partir da publicação da lei para se adequar, e nos primeiros 30 dias após a publicação não serão aplicadas multas, sendo que as notificações terão caráter meramente educativo.

Discussão da proposta durou mais de uma hora e acabou aprovada por nove votos. Apenas os vereadores Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e Marcelo Machado Borges (PMDB) votaram contrários. Já o vereador Almir Silva (PR), mesmo estando no plenário, não participou da votação, e Afrânio Cardoso Lara Resende (PP) se retirou da sessão mais cedo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por