Arquivo Público de Uberaba poderá ganhar a autonomia administrativa pela Prefeitura de Uberaba. A afirmação é do prefeito Anderson Adauto
Arquivo Público de Uberaba poderá ganhar a autonomia administrativa pela Prefeitura de Uberaba. A afirmação é do prefeito Anderson Adauto (PMDB), durante a solenidade para a assinatura da ordem de serviço para a reforma e revitalização dos galpões da Estação Ferroviária, na praça da Mojiana. O local irá abrigar a nova sede do órgão - atualmente ligado à Fundação Cultural de Uberaba (FCU).
Com as novas instalações, o prefeito acredita que Arquivo Público terá papel fundamental na execução da política cultural da cidade. Isso, segundo ele, justifica a possibilidade da autonomia administrativa.
Em contrapartida, o modelo administrativo ainda será definido. As análises devem passar não só pela Fundação Cultural, como também pela Secretaria Municipal de Administração. A decisão deverá ser tomada até o fim do ano, com a conclusão das obras.
Segundo a diretora Lélia Bruno, em entrevista à Rádio JM, a autonomia é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público. “É algo que sempre lutamos e também um reconhecimento da importância do Arquivo Público”, diz. Ao longo dos seis anos, ela destaca várias ações pedagógicas nas escolas, publicação de livros, entre outros. “É um prêmio que estamos recebendo”, destaca. Ela também frisa que a autonomia dará mais liberdade ao órgão na captação de recursos, execução de projetos e ações voltadas para a preservação e valorização da memória de Uberaba.
A diretora também explica que se encontrou com o secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, para discutir a autonomia administrativa. “Estamos trabalhando para agilizar esta mudança”, disse. Ela salienta que após as análises pela PMU, a proposta deverá passar pela Câmara Municipal de Uberaba. “Levando em consideração que o Arquivo já foi uma autarquia, não será complicado fazer esta transformação”, avalia.