O balanço realizado pelo secretário da Fazenda aponta saldo positivo de 28% se comparado com o mesmo período no ano passado
Prefeitura de Uberaba contabiliza aumento na arrecadação no primeiro semestre de 2011. O balanço realizado pelo secretário da Fazenda, Wellington Fontes, aponta saldo positivo de 28% se comparado com o mesmo período no ano passado. Em valores absolutos, o município conseguiu arrecadar R$44 milhões a mais em relação a 2010.
Para ele, o levantamento confirma a grande melhora na arrecadação em virtude de várias ações promovidas pela administração municipal. Para o aumento do Imposto Sobre Serviço (ISS), Wellington Fontes cita a emissão da nota eletrônica e o cadastramento dos prestadores de serviços. “Houve a redução da informalidade na prestação de serviços”, afirma.
O secretário também revela a melhora significativa na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), devido ao aumento da negociação de veículos, e ainda do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em função da anistia de multas, através da qual foi permitido aos contribuintes em débito que regularizassem a situação junto ao município. “Um grande número de contribuintes foi beneficiado com o perdão de multas e juros”, lembra.
O aumento da receita, segundo ele, servirá para cobrir despesas com pessoal e permite cumprir as exigências constitucionais de aplicação na Saúde e Educação, além de ser utilizado para melhorias para a cidade. “Todos estes valores são utilizados pelo município para aplicação de seu custeio”, informa.
O levantamento foi repassado no início do mês ao prefeito Anderson Adauto. Além disso, Wellington Fontes adianta que a pasta está trabalhando para que a arrecadação seja mantida até o fim do ano. “Ou pelo menos seja mantida no mesmo nível do ano passado, que também foi muito bom em arrecadação”, destaca. Entre as ações ainda em andamento, ele cita a Junta de Conciliação, que fica na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), onde os contribuintes podem buscar quitar as dívidas, principalmente aqueles com ação de execução fiscal, com desconto.