Com reforma concluída no Mercado Municipal, permissionários e Prefeitura estão em tratativas para definir e uniformizar o valor por metro quadrado a ser pago pelas concessões dos boxes. A medida fará parte do processo de transferência da gestão do centro comercial aos empresários.
Segundo o presidente da associação dos permissionários do Mercadão, Ednei Souza, a partir da transferência da gestão, a proposta é terceirizar a administração e conservação do prédio. A empresa contratada apresentará levantamento de custos de tudo o que será gasto com limpeza e material, o que permitirá calcular um valor por metro quadrado a ser pago por permissionário. “Vamos pegar o custo geral e dividir por metro quadrado”, disse.
O empresário pondera que atualmente existem discrepâncias nos valores pagos por boxe, com permissionários que arcam com valores maiores enquanto outros pagam uma quantia muito inferior. Com isso, a intenção é definir uma média e uniformizar a cobrança, para que seja pago o mesmo valor por metro quadrado dentro do Mercado. Segundo ele, houve concordância dos empresários sobre a nova metodologia.
Ednei afirma que as providências para regularizar a associação foram concluídas e a expectativa dos permissionários é que a Prefeitura oficialize a transferência da gestão do Mercado o mais rápido possível. “Assim, será viável avançar com o projeto para uniformizar o valor cobrado por metro quadrado de concessão”, disse.
Em entrevista à Rádio JM, o secretário municipal do Desenvolvimento do Agronegócio, Agnaldo Silva, confirmou que as articulações seguem em andamento para que a gestão do Mercado seja repassada aos permissionários e salientou que os empresários terão melhores condições para atender com agilidade as demandas quanto à manutenção e limpeza do prédio.
No entanto, a transferência não deve ser sacramentada antes do fim do ano. Segundo o titular da pasta, devido à eleição no segundo semestre, o processo deve ser finalizado somente em 2025. “Passando ano eleitoral, vamos deixar tudo pronto em janeiro para dar andamento”, posicionou.