A inserção do adolescente no mercado de trabalho e as proibições do Estatuto constituem tema da audiência pública às 19h de amanhã no plenário da Câmara. “Quebrando os Mitos do ECA” reunirá representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Militar, por iniciativa do vereador Carlos Godoy (PTB).
Preocupação do parlamentar reside na ociosidade juvenil e os riscos advindos desta situação, como envolvimento com a criminalidade e uso de drogas.
Em Uberaba, os adolescentes ainda correm risco de ser retirados na Área Azul por determinação do Ministério do Trabalho. Fato que vem gerando desinteresse das empresas na contratação dos adolescentes atendidos pelo Probem.
Buscam-se, a partir da discussão, mecanismos para criar políticas públicas em consonância com diversas instituições, oferecendo, segundo Godoy, alternativas para a utilização da capacidade emergente.
As experiências e dificuldades específicas das instituições serão postas em discussão pelo promotor da Infância e Juventude, André Tuma, e a juíza da Vara da Infância e Juventude, Andréa Franco de Souza.
Estão confirmados ainda o tenente-coronel João Lunardi, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, e integrantes do Conselho Tutelar, Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Uberaba, Ministério do Trabalho e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.