O Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) irá custar este ano mais de R$ 370 mil aos cofres da Prefeitura de Uberaba. O valor é referente à aplicação de duas provas ao longo do período escolar em atendimento à Secretaria de Educação e Cultura (Seduc).
As provas serão aplicadas pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira que desde o início da atual administração, é responsável pela aplicação do SAEM. A contratação foi feita sem processo licitatório.
A prova tem como objetivo avaliar os alunos da rede municipal. Em virtude dessa relação institucional, o colégio também foi contratado para fornecer o Sistema de Ensino da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec). A proposta educacional marca o sistema estruturado de ensino implementado este ano na rede municipal.
A contratação foi considerada polêmica por ser da ordem de R$ 12 milhões para dois anos de prestação de serviço. Porém, foi embasada em parecer assinado pelo então procurador do Município, Valdir Dias, que garantiu a invisibilidade do processo licitatório. (DB)