Apoio exclusivo do prefeito Anderson Adauto (PMDB) à candidatura de José Luiz Alves (PSL) não desanima demais pré-candidatos da base aliada. Sem demonstrar indisposição ou racha com AA, todos os partidos mantiveram os nomes próprios na disputa para a Assembleia Legislativa de Minas (Alemg).
Tendo relacionamento político há mais de 20 anos com Anderson, o vereador Tony Carlos (PMDB) disse entender a posição, mas não compreender o porquê do apoio exclusivo a Zé Luiz. De acordo com Tony, os dois já conversaram sobre o assunto, não há concordância, principalmente porque o PSL está coligado ao governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) em âmbito estadual. E AA coordena a campanha de Hélio Costa (PMDB). “Se pode apoiar dois candidatos a deputado federal, porque só um estadual e, no caso, o Zé Luiz? Tenho sido leal ao prefeito. Esses 20 anos de parceria não valeram nada? Acho que ele deveria rever essa questão”, argumenta.
Mesmo sem a bênção do aliado, o peemedebista informa que a candidatura está mantida e inclusive referendada no diretório regional do partido. Tony declara que outros três nomes do Triângulo Mineiro serão lançados na chapa a deputado estadual: o vice-prefeito de Araxá, Miguel Júnior; o ex-vereador de Uberlândia, Leonídio Bolças, e o atual vereador da cidade vizinha Célio Moreira.
Também nessa defensiva, o vereador Almir Silva (PR) acrescenta que sua candidatura está sendo discutida internamente no partido e não com o PMDB. Segundo ele, a decisão do prefeito não traz qualquer estremecimento nas relações e trata-se apenas de um direito pessoal. A escolha, conforme o parlamentar, não interfere nas articulações da legenda: “Minha campanha não está condicionada ao prefeito. E não há qualquer pressão para eu desistir”.
O presidente do PCdoB, Wellington Félix, o Zuzu, declara que AA tem consciência que a legenda é excepcional e tem diretrizes próprias, assim como o PT. De acordo com ele, a candidatura a deputado estadual está sendo construída e não será conflitante a Zé Luiz. Além do presidente da Câmara Municipal, Lourival dos Santos, o próprio Zuzu é um dos cotados para a disputa.