A Câmara deverá votar, na próxima semana, um projeto de resolução sobre as contas da Prefeitura, referentes aos anos de 2007 e 2009, que já passaram pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado onde foram aprovadas. A matéria será elaborada mediante resultado de um relatório que está a cargo da Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, cujos integrantes se reuniram, nesta semana, com a controladora-geral Rosângela Alkimin para analisar os números que posteriormente serão devolvidos ao TCE-MG.
Segundo o presidente do colegiado, vice-líder governista, Samuel Pereira (PR), é preciso analisar o relatório do Tribunal e aprová-lo ou não, sendo que até o momento não há dúvidas quanto aos cálculos apresentados. “É importante buscar entendimento maior. Mesmo porque em 2007 eu ainda não era vereador. Para fazer uma análise necessitamos de pessoas com conhecimentos específicos da área para nos embasar e contextualizar. Nada melhor do que a transparência e a concordância entre os membros da comissão e o técnico no assunto”, disse ele, justificando o convite à Rosângela Alkimin para acompanhar os trabalhos.
Samuel diz claramente que não é tecnicamente entendido do setor, mas considera ser importante estar afinado e bem informado para exercer sua posição de presidente da comissão. Ele acrescenta ser fundamental uma análise acurada dos números porque qualquer erro pode denegrir a imagem dos vereadores e para evitar uma situação dessa natureza, revela que também buscou apoio junto à sua assessoria jurídica. Para o relator do colegiado, José Severino (PT), a Câmara precisa dar essa resposta não somente ao Tribunal de Contas, como também à sociedade.
Almir Silva (PR) – vogal da comissão – acrescenta que esse trabalho é importante até mesmo porque se trata de verificar onde está sendo investido o dinheiro que a população paga através dos impostos.
As contas da PMU, referentes ao exercício de 2007 foram relatadas pelo conselheiro Elmo Braz (já aposentado) e aprovadas (processo número 791779), sendo que as de 2009 (processo número 835126) – também com aprovação – tiveram como relator o auditor Hamilton Coelho. Casa – A comissão também analisou as contas da CMU referentes ao primeiro quadrimestre de 2011.