CAUSA ANIMAL

Câmara aprova projeto para evitar eutanásia em animais capturados

Gisele Barcelos
Publicado em 08/02/2024 às 21:57Atualizado em 09/02/2024 às 07:26
Compartilhar

Câmara Municipal aprovou alteração no Código de Posturas para evitar casos de eutanásia em animais capturados em Uberaba. A proposição, de autoria da vereadora Denise Max (Patri), agora segue para sanção do Executivo.

Até então, o Código de Posturas do Município estabelecia somente que, em caso de apreensão, o animal raivoso ou portador de moléstia contagiosa poderia ser imediatamente abatido, se não houvesse condições de recuperação.

Com a matéria aprovada no Legislativo, a nova redação acrescenta a exigência de que sejam realizados testes para verificar se existe cura ou não para a enfermidade do animal.

O novo texto ainda estabelece que o animal enfermo, debilitado ou portador de moléstia contagiosa que for apreendido deve ser levado para clínica ou hospital veterinário para ser submetido a exames e passar por avaliação minuciosa antes de qualquer outra medida ser adotada.

Segundo a autora do projeto, a mudança na redação do Código de Posturas é para evitar brechas que permitam a eutanásia em animais silvestres, domésticos ou domesticados que sejam capturados supostamente com doença contagiosa.

A vereadora argumentou que é necessário estabelecer regras mais rígidas porque recebeu reclamações de clínicas que não fazem a análise do animal antes de decidirem pela eutanásia. “É necessário fazer exames minuciosos no pet capturado doente para que comprove que não existe cura e que pode contaminar [o ser] humano, como é o caso, por exemplo, da raiva canina. Que sejam eutanasiados apenas se for necessário e de forma que não sofram”, disse.

Ainda segundo Denise, o tutor precisa ter segurança de que realmente fez tudo pelo animal e que não há mais nenhuma possibilidade de tratamento.

Também foi aprovado pelo Legislativo outro projeto de autoria da vereadora que impede pessoas condenadas por agressão e maus-tratos a crianças, adolescentes e idosos a ocupar cargos públicos no Poder Legislativo e na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. A proposição também seguiu para análise do Executivo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por