Além do procedimento na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Uberaba também conduz procedimento via Controladoria para apurar o caso
Além da Controladoria Geral do Município, a Câmara Municipal de Uberaba também vai investigar possível caso de racismo contra diretora de escola municipal. A professora Gladys Roberta Silva Evangelista denunciou estar sendo alvo de injúria racial na Escola Municipal Jane Luce Araújo há mais de um ano. Em fevereiro, o caso foi relatado em plenário pelo vereador Wander Araújo (PSC), que mostrou, inclusive, vídeo em que a diretora relatava as ações.
Entenda o caso: Vereador leva ao Legislativo denúncia de racismo contra diretora de escola municipal
Por determinação do presidente do Legislativo, vereador Fernando Mendes (MDB), a casa instituiu a abertura de Procedimento Interno de Investigação Administrativa, a ser conduzida pela Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo. Segundo relatos apresentados em plenário, a diretora afirmou ter recebido cesta de café da manhã com produtos mofados, mordidos e uma banana em cima. As ameaças seriam para que ela deixasse a administração da escola.
Pontua-se, ainda, que edição recente do Porta-Voz trouxe a nomeação de novo vice-diretor. O possível caso de racismo continuado já é alvo de investigação interna conduzida pela Controladoria Geral do Município, desde novembro. Questionada pelo Jornal da Manhã, a pasta informa que tanto a suposta vítima quanto testemunhas já haviam sido ouvidas no procedimento, que está sob sigilo.
Ainda, a CGM pontua que já encerrou as diligências do inquérito administrativo instaurado para apurar o caso e trabalha na elaboração do Relatório Final, a ser divulgado nos próximos dias.