POLÍTICA

Câmara esclarece convocação de Chiquinho da Zoonoses

A Câmara protocolizou no início da semana, na 5ª Vara Civil, a documentação em resposta a questionamentos feitos pela Justiça

Publicado em 24/02/2011 às 22:28Atualizado em 20/12/2022 às 01:30
Compartilhar

A Câmara protocolizou no início da semana, na 5ª Vara Civil de Uberaba, a documentação em resposta aos questionamentos feitos pela Justiça face à convocação de Francisco de Assis Barbosa, o Chiquinho da Zoonoses (PR), para a cadeira deixada em aberto com a renúncia do hoje deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin (PSB).

Em 7 de fevereiro, o Legislativo chamou o republicano para tomar posse no cargo, mas três dias depois, por força de uma liminar expedida pelo juiz titular daquela Vara, Timóteo Yagura, a Casa teve que recuar e empossar José Antônio Fernandes Cardoso (PSB) – a solenidade aconteceu na segunda, 14.

A decisão do magistrado foi baseada em mandado de segurança impetrado pela defesa do pessebista, fundamentado no fato de que as vagas pertencem aos partidos e não aos suplentes da coligação. A peça assinada pelo advogado Paulo Salge cita as decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que, ao analisarem situações semelhantes, o primeiro em dezembro do ano passado, e o segundo, em fevereiro de 2011, determinaram a posse dos suplentes das legendas.

No documento encaminhado ao juízo, a Câmara esclarece os motivos que a levaram a convocar Chiquinho, primeiro suplente da coligação formada pelo PR, PSB, PDT e PSC, que obteve a preferência de 2.653 eleitores no pleito de 2008, e não Cardoso, com seus 341 votos. Quando deu posse ao republicano, o presidente do Legislativo, Luiz Dutra (PDT), foi claro ao assegurar que a Casa se baseou na Lei Eleitoral 9.504/97.

Através de sua Assessoria de Imprensa, a Câmara esclarece que não está indo contra o vereador Cardoso, mas apenas prestando informações de seus atos, conforme lhe foi determinado pela Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por