PARTIDOS POLÍTICOS

União Brasil e PP oficializam a criação de federação partidária

Marconi Lima
Publicado em 23/08/2025 às 12:52
Compartilhar

Com a oficialização da criação de uma federação partidária pelos partidos União Brasil e PP (Progressistas), a aliança vai reunir três vereadores, igualando-se ao PSD e ao PSDB, que possuem o mesmo número de parlamentares na Câmara Municipal de Uberaba (CMU).

No parlamento municipal, passam a fazer parte da federação os vereadores Luciene Fachinelli e Baltazar Silvério, eleitos pelo União Brasil, e Caio Godoi, do PP. Porém, o vereador do Progressistas é cortejado pelo Partido Novo para se candidatar a deputado estadual na eleição do próximo ano.

Em recente entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, a presidente do Partido Novo, Sabrina Sarreta, disse que as portas da legenda estão abertas para Caio Godoi retornar às origens. Ela elogiou a postura do vereador na Câmara, classificando de séria e comprometida.

Os três vereadores que agora integram a federação União Progressista estão em seu segundo mandato. Tanto Luciene quanto Baltazar foram eleitos pela primeira vez no PSL e DEM, respectivamente. A fusão entre os dois partidos deu origem ao União Brasil. Já Caio Godoi obteve seu primeiro mandato pelo Solidariedade.

A aliança vai reunir a maior bancada da Câmara Federal, com 109 deputados federais, e uma das maiores do Senado, com 15 senadores.

A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores – entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) –, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.

Os dois partidos contam com quatro pastas na Esplanada dos Ministérios. Pelo União, Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações), e pelo PP, André Fufuca (Esporte).

O lançamento oficial da federação União Progressista ocorre em meio a um período de estranhamento com o governo. As críticas têm se voltado à conduta do presidente Lula sobre o tarifaço dos Estados Unidos e uma aproximação com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Há pouco mais de duas semanas, o presidente convocou os ministros para uma reunião fechada, quando demonstrou desagrado com a postura de integrantes das legendas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por