O deputado federal Marcos Montes não conseguiu emplacar seu candidato a líder da bancada dos Democratas na Câmara
O deputado federal Marcos Montes não conseguiu emplacar seu candidato a líder da bancada dos Democratas na Câmara. Eduardo Sciarra (PR) perdeu a eleição para Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto (BA), que obteve 27 votos de seus correligionários. O parlamentar paranaense recebeu 16, em votação secreta, realizada na segunda-feira. Quarto maior partido na Casa, o DEM terá 43 representantes, mas viu sua bancada encolher na comparação com a legislatura passada, quando o grupo era formado por 65 deputados. MM era candidato ao posto até a semana passada, quando declinou da disputa e hipotecou apoio a Sciarra, reeleito para seu terceiro mandato. O próprio partido teria pressionado Montes a “jogar a toalha”, já que algumas lideranças o estavam acusando de atuar em favor da ala paulista da legenda, ligada a José Serra, do PSDB, em detrimento do projeto de lançar o senador e também tucano Aécio Neves à presidente da República em 2014.
Sciarra teve o apoio de Paulo Bornhausen (SC) que havia lançado MM anteriormente, sendo o parlamentar catarinense do núcleo que apoia Serra. Montes, contudo, garante que nunca fez qualquer movimentação nesse rumo, porque vê em Aécio o grande líder do projeto, o qual busca no futuro para o país. Já ACM Neto teve o apoio do presidente nacional da sigla, deputado federal Rodrigo Maia, que integra o grupo alinhado ao senador.
Com representatividade menor do que a dos históricos aliados do PSDB (53 deputados) na Câmara – e também no Senado – o DEM quase sempre é lembrado como um coadjuvante dos tucanos.
Empossado ontem para seu segundo mandato, Montes permanecerá como secretário da Frente Parlamentar de Agricultura e tem perspectiva de participar ativamente nas Comissões Permanentes de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e do Meio Ambiente (CPMA).