Em suas redes sociais, o ex-prefeito Paulo Piau comemorou o resultado conquistado na Justiça, com o julgamento da última ação envolvendo seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Uberaba (2013/16 e 2017/20). O resultado foi favorável a Piau.
De acordo com o advogado Paulo Salge, que acompanhou as ações contra o ex-prefeito, todos os processos que estariam ligados às duas gestões no comando do Executivo municipal. Essa última ação, movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tratava de descumprimento de ordem judicial para distribuição de remédio a paciente sem condições financeiras de adquirir a medicação.
“No entendimento do Ministério Público, a Prefeitura teria descumprido uma ordem judicial. Na época, a Procuradoria-Geral do Município alegou que não houve o dolo ou culpa grave, pois o município deflagrou o processo licitatório e não houve interessados. Era um remédio de uso contínuo, mas entendemos que a interrupção no fornecimento não foi culpa da administração. Depois, houve uma aquisição por emergência”, disse Paulo Salge.
O advogado destacou que, em outro momento, houve um reexame do caso pelo próprio MPMG e o entendimento é de que as teses da defesa, tanto do Município quanto do ex-prefeito, estavam condizentes.
“A ação se encerra, uma vez que o próprio Ministério Público entendeu que é válida a tese da defesa. Então, não deve recorrer da sentença”, destacou Paulo Salge.
“Hoje eu devo comemorar! Fiquei no Poder Público mais de 40 anos, no Executivo municipal e estadual, assim como no Legislativo estadual e federal. Recebi hoje a grande notícia de que a última ação na Justiça foi julgada e favorável a mim. E mais, nunca tive nenhuma condenação na Justiça, podendo levantar o troféu da Vitória. Me resta agradecer aos meus Pais, que me ensinaram ética; à minha Família, que nunca usufruiu de poder público; aos meus colegas de trabalho e amigos, que sempre entenderam o meu comportamento de respeito à coisa pública, e a Deus, que sempre me iluminou”, escreveu Piau em sua rede social.